Inovar é fazer diferente, ter boas ideias e trabalhar para colocá-las em prática, mudando o sentido das coisas. E é para promover esse tipo de inovação que a GNova, a Diretoria de Inovação da Enap, lançou os Épicos, uma plataforma de objetos de aprendizagem digital onde é possível encontrar conteúdos, referências, tutoriais, métodos, ideias de projetos e muito mais, para que a inovação seja praticada por servidores e servidoras, em benefício da sociedade brasileira.
Um Épico é inovação na prática. É um guia - aliás, um não, são vários guias - para que servidores públicos que desejam inovar ganhem mais segurança durante o processo e tenham acesso facilitado a diferentes jornadas para cada desafio, em busca de soluções de problemas de forma disruptiva e inovadora.
Um Épico soma uma grande quantidade de informação, mas que pode ser dividida em uma série de histórias e capítulos menores, compartilhados por várias equipes durante projetos de inovação. A intenção é que seja prático, com ferramentas úteis, tangíveis, mão na massa.
Um Épico é um caminho a ser trilhado, onde o processo, o método e os recursos disponibilizados ajudam a sair do ponto A e chegar ao ponto B (ou Z), sempre de forma colaborativa.
A intenção desta plataforma é sistematizar e incentivar a partilha de conhecimento e permitir contribuições da comunidade de inovação pública. Fica aqui o convite para que você se desafie a publicar aqui o seu próprio Épico, compartilhando metodologias, processos criativos e métodos para solução de problemas, para que outras pessoas possam replicar o que você e colegas estão vivenciando na prática e assim, expandir o potencial de inovação no setor público brasileiro.
Já ouviu falar que aquele livro é 'épico'? Ou que essa história é uma narrativa 'épica'?
Épico um fato heroico, uma grande conquista, uma escalada rumo a algo grandioso. Pois é épico fazer um Épico!
O termo vem das metodologias ágeis e a prática nos inspira a construir caminhos para o desenvolvimento de uma comunidade que inova junto. O objetivo é sistematizar e disseminar experiências inovadoras, que têm o potencial de serem replicadas para todo o setor público do País, ou mesmo internacionalmente.
É mais desafiador praticar um Épico em seus projetos de inovação do que lançar um aqui na nossa plataforma.
Porém, é importante considerar alguns pontos antes de embarcar nessa ideia de construir um para chamar de seu:
1 - Consolidar as informações e tratá-las de forma qualitativa
Nem sempre temos tempo hábil para documentar um processo de inovação quando estamos em uma jornada. E nem sempre há histórico do que foi feito, com avaliação de resultados, pontos de melhorias e aprendizados registrados. Consolidar essa experiência pode ser desafiador dependendo das documentações disponíveis e do processo escolhido, além da disponibilidade das pessoas em colaborar para o registro dos detalhes, que servirão como referência na hora de dar vida a um novo Épico.
2 - Manter a linguagem simples, evitando o tecniquês
Nem todo mundo compreende alguns termos que, para você, podem ser usuais e comuns. Outro órgão que, por ventura, for acessar seu Épico para colocá-lo em prática em desafios de inovação pode não se adequar à linguagem e ao vocabulário técnicos adotados. O desafio aqui é de redação em linguagem simples, para deixar seu Épico mais acessível, plural e democrático.
3 - Agendar uma ou mais oficinas para gerar insumos
Uma das etapas da criação dos Épicos compreende rodar oficinas nas quais reunimos convidados internos e externos para colaborar com uma visão mais completa e, às vezes, técnica sobre aquele assunto em discussão. Esses fóruns nos ajudam a qualificar melhor cada prática. Procure identificar convidados que tenham competências para contribuir na jornada e, é claro, disponibilidade de agenda, que deve ser sempre prevista com antecedência para garantir a participação.
4 - Definir com clareza as etapas de cada jornada
Alguns Épicos podem possuir uma jornada simples, bem linear, sem muitos percalços pelo caminho. Outros, porém, podem apresentar uma jornada mais complexa e nem todas as etapas acontecem de forma contínua e linear. O importante é identificar como essas etapas podem ser agrupadas e simplificadas tanto para benefício didático quanto para melhor apropriação das ações a serem feitas. Seguir uma cronologia (um passo-a-passo) pode ser uma saída interessante na hora de criar seu Épico.
5 - Levantar cases ou referências de outros Épicos preexistentes
A ideia de lançar novos Épicos é para trazer frescor, novidade e inovação no processo em si, com novos métodos compartilháveis. Justamente por isso, seu Épico pode não encontrar uma referência pronta, mas ele pode se beneficiar de outros métodos, outros exemplos, outros cases e templates. Mapear esses modelos pode complementar seus passos nessa jornada e quando estiver pronto, seu Épico será único e inovador por si só.
Um Épico não precisa ser feito sozinho; esse trabalho deve ser o resultado de aprendizados e percepções coletivas. Apesar de existirem muitas ferramentas disponíveis hoje para praticar inovação, os Épicos não pretendem ser um framework, e sim uma biblioteca de conteúdos e conhecimentos compartilhados e compartilháveis.
Mesmo que você seja uma pessoa especializada em um assunto, procure reunir o conhecimento de outros colegas do time que possam contribuir com o tema, seja por meio de outras experiências vividas ou por trabalharem diretamente com o objeto do Épico.
Listamos, a seguir, algumas características fundamentais sobre um Épico:
1 - O Épico é um guia geral sobre práticas de inovação, e que permite levá-la adiante. É importante que o conteúdo seja um "roteiro básico para a prática", incluindo recomendações, observações, dicas, alertas de situações específicas a serem consideradas, numa linguagem próxima e que permita que servidores e servidoras possam compreendê-lo e se aventurar nos primeiros passos. Quer trazer mais profundidade para o seu Épico? Ótimo! Podemos oferecer referências internas ou externas de ferramentas, cases, estudos, pesquisas, cursos e várias outras, referenciando por meio de links ou documentos ao longo do conteúdo.
2 - Um Épico é composto de alguns módulos ou blocos de informação. Essa estratégia busca padronização e consistência para o projeto, para facilitar a navegação, o consumo do conteúdo, a aprendizagem e a experiência entre os Épicos. Importante notar, porém, que esse não é um modelo rígido, tampouco templatizado. Existe uma enorme flexibilidade e você pode escolher os módulos que fazem mais sentido para o seu tema, inclusive propor novos módulos nunca antes utilizados.
Mas quais são esses módulos mais comuns?
- O contexto
Primeiro, damos um contexto sobre o tema, para que o leitor ou leitora se ambiente. Exploramos conceitos e definições: "o que é?". Por exemplo: "o que é Design Thinking?"; "O que é um Épico?", dentre outros.
- As características
Faz parte do processo de aprendizagem incluir informações adicionais ao contexto, para que as pessoas entendam mais profundamente o que está por trás do tema do Épico. O formato é bem livre, mas você pode listar algumas características em diferentes parágrafos. Quer um exemplo? "10 itens fundamentais em um CPSI".
- Os desafios
Praticar inovação pode brilhar os olhos e parecer moderno e divertido. É importante alinhar expectativas, trazendo um quê de realidade e pé no chão sobre aquele assunto. Ele realmente pode ser moderno e divertido, mas certamente é complexo, difícil e desafiador.
- O que é e o que não é
Geralmente, numa tabela ou de forma gráfica, trazemos a dualidade em forma de resumo, para que ninguém fique com dúvidas e entenda também o que aquele tema não é. É o momento de eliminar tanto ideias comumente pré-concebidas quanto possíveis dúvidas comuns.
- Quando fazer e quando não fazer
São dicas com base em vivências do time e de agentes externos ou de referências já consolidadas no mercado, para pontuar os momentos de uso daquele Épico ou do método que está sendo exposto. É importante ressaltar as possíveis barreiras, lacunas ou pontos de atenção que vão orientar os usuários e usuárias do seu Épico na hora de escolher o melhor caminho para a inovação.
- Cases e referências
Nada como um bom exemplo tático para inspirar e virar referência na hora de propor um projeto inovador. Se seu tema tiver algum caso de sucesso, traga-o para o seu Épico, seja para estimular o desenvolvimento de novos cases, seja para ser usado como referência de como fazer.
- Que tal um resumo?
Quando o assunto é muito denso ou complexo, vale trazer uma tabela ou tópicos resumindo tudo o que foi visto até aqui, para que, em uma leitura mais superficial e rápida, o conteúdo seja absorvido pela pessoa que lê.
- O passo a passo
São as etapas, o tutorial, o método - você pode chamar como quiser! São as trilhas, as fases, as ações ou atividades que precisam ser feitas para percorrer o caminho da inovação. Este módulo é bem dinâmico e você pode criar subetapas, por exemplo, para organizar melhor essa arquitetura.
Se você teve uma ideia de outro módulo, apresente-o em seu projeto. Os Épicos são democráticos e quanto mais mentes envolvidas, mais rico será.
Além dos módulos, um Épico deve apresentar a informação em diversos formatos, para que possa atender os diferentes perfis de usuários e usuárias, tais como: artigo, e-book, infográfico, vídeo, posts em mídias sociais, dentre outros.
Do mais denso para os de consumo mais rápido, vamos descobrir mais detalhes sobre os formatos propostos:
Um conteúdo rico e bem completo sobre o tema, com apoio visual de fotografias e ilustrações, feito, geralmente, em PDF, disponibilizado para download na plataforma. Esse formato pede uma dedicação de tempo maior, e o tempo de criação depende do conhecimento da equipe envolvida na redação e na diagramação. Uma boa média é entre 6h e 8h de trabalho para projeto editorial, redação e revisão textual, e entre 16h e 20h para diagramação visual.
A ordem fica a seu critério ou a critério da equipe envolvida: artigo ou e-book primeiro? Qualquer que seja a decisão, um servirá como apoio para o outro, pois o conteúdo será base de criação dos demais formatos. O que difere um do outro é a densidade e volume das informações, que é definida no momento de edição dos materiais. O artigo é um texto corrido, que pode ou não conter ilustrações e imagens ao longo do conteúdo.
Um formato bem objetivo, mas 100% visual. O infográfico é para consumo rápido e, também, para ser usado em workshops e apresentações sobre aquele Épico, já que é um formato mais lúdico e interativo. Uma boa medida de tempo para a criação do infográfico é entre 2h e 4h para desdobramento textual, a partir do artigo ou e-book; depois, adicione mais 5h para a diagramação, considerando estudo, referências e desenvolvimento visual.
Podem ser feitos tantos quantos você e a equipe acharem necessário para divulgar seu Épico nos diferentes perfis de mídias digitais do seu órgão ou instituição, ou mesmo nos canais da Enap. Os formatos são diversos: stories, posts estáticos ou carrosséis para feed, dentre outros. Explore sua criatividade! O tempo médio de criação é muito variável e depende de quantos e quais formatos você vai querer produzir.
Apesar de serem complexos para edição, porque exige conhecimento técnico, é o formato de consumo mais rápido dependendo da duração do vídeo. Nos Épicos já desenvolvidos, foram considerados dois tipos de vídeos:
O tempo de desenvolvimento também é relativo, porque depende da complexidade visual que se quer dar aos vídeos, das rodadas de ajustes e, também, da duração para cada um deles.
Anota essa dica: pode parecer um projeto muito longo quando somamos os tempos médios investidos em cada formato, mas os Épicos já oferecem uma identidade visual própria e estruturas de referência, o que facilita o desenvolvimento e criação.
A partir de agora, vamos passar pelas etapas sugeridas de construção de um novo Épico. Siga essa rota e crie um para chamar de seu.
Esta etapa inicial é fundamental para começar bem seu processo criativo. Nela, vamos ter que refletir sobre alguns pontos e responder a algumas questões.
Perguntas que você terá que responder:
a - Será que meu tema é mesmo um Épico?
b - O meu tema está sendo tratado em outro Épico já desenvolvido?
c - Ele é relevante e pode ser replicável?
d - É possível definir um tutorial de como aplicar esse Épico na prática?
Para referências úteis e práticas, navegar pelos demais Épicos já publicados.
Nesta etapa, vamos reunir o máximo de informações possível, além de documentações úteis acerca do tema, para fundamentar e apoiar a criação do novo Épico.
Caminhos que você poderá percorrer:
a - Desk Research
Quais investigações e descobertas são necessárias antes de começar o processo criativo em si?
Materiais de apoio:
Desk Research
b - Mapeamento de pessoas-chave
Quem pode contribuir com uma visão geral da jornada, seus principais desafios e modelos disponíveis para apoiar a replicação da prática?
c - Entrevistas qualitativas
Com quem você pode falar e qual é a abordagem para ampliar seu conhecimento sobre o tema?
Materiais de apoio:
Pesquisa de Campo
Use a listagem abaixo como referência do que construir nestas atividades:
Nesta etapa, vamos construir e facilitar uma ou mais oficinas com pessoas que podem contribuir com as discussões. Use as informações da Desk Research e das entrevistas qualitativas como insumos para criar as atividades desta etapa.
A oficina também apoia a criação do conteúdo ao coletar expressões e percepções coletivas a respeito do tema, como conceitos, dúvidas, modelos e ferramentas práticas, dentre outras. Use esse momento para enriquecer sua pesquisa.
O que você deverá fazer:
a - Mapear convidados
Podem ser colaboradores internos ou externos à instituição, mas é importante que os participantes se engajem nas criações.
b - Criar mural colaborativo
Se for presencial, explore murais interativos, com cartolinas e post-its; se for online, use a ferramenta que mais atende às suas ideias.
c - Realizar oficina
Pode ser um único encontro de 1h a 2h de duração ou diferentes momentos, de acordo com sua necessidade, complexidade e disponibilidade dos participantes.
d - Consolidar informações
Sugerimos montar um documento com todas as descobertas, ideias e direcionais, para que a pessoa redatora que for trabalhar na criação dos textos tenha uma fonte rica de informações para usar como insumos e referência.
Este é o momento de dar vida textual a todas as informações coletadas até aqui, nos formatos tradicionais de um Épico: artigo, e-book, infográfico, posts e vídeos.
a - Definir a ordem de criação
Sugerimos começar sempre pelo artigo, já que o conteúdo é apenas textual, para que seja aprovado antes de desdobrar os demais formatos, que vão demandar o envolvimento de profissionais de Design.
b - Criar artigo
Hora de colocar as ideias no papel em formato de texto. A dica é: escreva uma primeira versão com todas as informações; volte editando e organizando os módulos; faça uma revisão ortográfica e gramatical com atenção; peça para que alguém leia ao final para uma segunda opinião.
Dica: os Épicos são como uma grande enciclopédia de inovação, por isso traga links e referências ao longo do seu texto, para que leitores e leitoras consigam se aprofundar no tema se quiserem.
Material de apoio:
Estrutura para os conteúdos de um Épico
c - Aprovar artigo
Antes de desdobrar seu conteúdo nos diversos formatos, sugerimos que aprove o artigo (ou o formato escolhido como primeira produção). A aprovação pode ser feita por quem demandou a construção do Épico ou pela própria GNova, isto é, a Diretoria de Inovação da ENAP.
d - Criar texto e estrutura do e-book
O desafio é mais do que redação; é pensar na arquitetura da informação do material. Crie seu texto já pensando em como ele será distribuído, e anote ideias para a equipe de Design executar de acordo com o racional definido aqui.
e - Criar texto e estrutura do infográfico
O mesmo desafio acontece na criação do infográfico: é mais do que criar um texto corrido; é distribuir as informações que serão transformadas em diagramas, gráficos, balões, boxes e outros recursos visuais, para deixar a experiência mais interativa e prazerosa.
f - Criar textos dos posts de redes sociais
Antes de criar o texto, é importante definir o modelo dos seus posts. Cada formato pede um tipo de conteúdo. Um story, por exemplo, não precisa de legenda; já um post no feed, sim. Um tweet é bem curto e direto, mas um post no LinkedIn pode exigir mais contexto. A partir dessa definição, é o momento de iniciar a criação.
g - Criar roteiro para vídeos
O roteiro pede uma técnica de redação específica. Por isso, peça ajuda se precisar de supervisão. Além do texto da locução, é importante já marcar o que entra como lettering e pontuar ideias de imagens, para facilitar o processo de edição pela equipe de Design. Se achar produtivo, marque uma reunião de briefing com essa equipe para dividir ideias e sugestões.
E anota essa dica: use uma tabela de 4 colunas para criar seu roteiro:
Frames |
Locução |
Ideia de lettering* |
ideias de imagens |
---|---|---|---|
Frame 1 |
|||
Frame 2 |
|||
Frame 3 |
*Lettering são os textos que aparecem nos frames do seu vídeo.
Anota essa outra dica: é importante sempre ler seu roteiro em voz alta, já que seu texto passará por uma locução. Se quiser ir além, grave a própria narração para pegar ruídos, cacofonias e perceber melhorias em seu roteiro.
Por fim, esta etapa traz cor, grafismos, fotografias, ícones e outros elementos visuais para complementar os textos da etapa anterior. É ideal o envolvimento de designers nesta etapa do projeto, para que os guias e padrões visuais sejam respeitados.
a - Definir projeto editorial
Além dos guias de marca, existe algum key visual a ser seguido? O tema sugere alguma temática? Se quiser um exemplo, consulte o Épico "Como montar um laboratório de inovação?", cujo tema foi um laboratório químico.
b - Produção de gráficos
É comum termos gráficos, tabelas, diagramas ou outros elementos visuais ao longo do artigo. Se durante a criação do texto surgirem ideias, a equipe de Design pode criá-los nesta atividade.
c - Diagramação do e-book
A partir da base textual para o e-book, a equipe de Design vai diagramar o material. Depois da finalização gráfica, é importante passar o material pelas mãos da equipe de redação novamente, para uma revisão final.
d - Diagramação do infográfico
O formato mais visual de todos pede uma arte especial: o infográfico precisa trazer bastante interação entre os elementos, mas não existe um padrão a ser seguido. Explore sua criatividade e a criatividade do time.
e - Layout dos posts
Os posts pedem um apelo visual bem grande, para chamar atenção e aumentar o engajamento em uma rede social. Capriche e garanta coesão e correção dos elementos visuais e textuais em sua produção.
f - Edição dos vídeos
Os vídeos dos Épicos são sempre animações. Portanto, não precisam de captura de imagens ou abertura de câmera. Siga os modelos dos vídeos já produzidos para garantir consistência, porém explore a criatividade dos times para inovar nestas produções.
g - Aprovação final
Depois de tudo editado, diagramado e revisado, é o momento de passar todos os conteúdos por aprovação. As pessoas que vão aprovar podem ser da sua instituição, como seus superiores diretos ou demandantes, ou o time da GNova, da Enap, equipe responsável pela Plataforma Épicos.
Com todos os formatos de conteúdo em mãos, partimos para a publicação do seu Épico na plataforma.
a - Entrega da documentação
Será preciso enviar todos os conteúdos para a GNova/Enap, para o e-mail gnova.comunidades@enap.gov.br, nos seguintes formatos:
Artigo: texto em .DOCS editável
E-book: .PDF e documento aberto editável
Infográfico: .PDF e documento aberto editável
Vídeos: .MOV ou .MP4
Posts: texto em .DOCS editável + imagens em .JPEG ou .PNG
b - Publicação
A partir da recepção e aprovação final de todos os conteúdos, a GNova vai publicar seus conteúdos na Plataforma Épicos e comunicar o time ou a pessoa diretamente envolvida, por e-mail, sobre essa publicação.
c - Divulgação
A divulgação é livre: tanto a Gnova quanto a própria instituição de lotação do servidor, servidora ou equipe envolvida na construção do novo Épico podem divulgar essa novidade em seus diversos canais de comunicação.
Chegamos ao final de mais um Épico. Para saber mais, acesse nossa página principal e confira outros conteúdos sobre como criar um Épico.
E navegue pelos Épicos já criados.
Eles são sua melhor referência na hora de criar o seu. E boa sorte!
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