Ideia boa é ideia que vem de várias pessoas
Descubra tudo sobre esse processo de inovação bastante simples, mas cheio de criatividade: o Concurso de Ideias




 

Num cenário em que tudo muda muito rápido, precisamos nos preparar para encontrar soluções menos óbvias, aprender rápido com as mudanças e evoluir a forma como respondemos às necessidades das pessoas, sobretudo no setor público. 

A inovação pode acontecer de diversas formas e, para muitas delas, existe método, ferramenta e processo - um deles, o Concurso de Ideias, que vamos entender em detalhe a partir daqui. Sente-se confortavelmente para os próximos 10 minutos de leitura.

Para começar, o que é um Concurso de Ideias?


O Concurso de Ideias é um método ágil desenvolvido para explorar ao máximo o potencial criativo de uma equipe. A partir de ideias que exploram a inteligência coletiva, são propostas soluções para o problema em discussão - geralmente, um só mesmo. É um caminho mais lúdico de busca de soluções e resultados para questões, muitas vezes, pouco complexas, para que todas as pessoas envolvidas possam ter mais liberdade criativa na proposição de ideias. De outra forma: para que todo mundo participe ativamente.

O Concurso de Ideias pode ser explorado nas seguintes situações:

 

Essa é uma ferramenta educativa. Uma forma lúdica e prática de capacitação de profissionais e estudantes na busca de saídas mais ousadas, criativas e inovadoras, a partir de um objetivo principal. 

Ela pode ser aplicada internamente ou envolver outros públicos, de acordo com cada objetivo. É uma excelente forma de envolver mais pessoas ao redor de um tema principal, trazendo mais perspectivas, repertório e conhecimento coletivo acerca de um assunto.

Seu caráter não é encontrar uma solução que precise, obrigatoriamente, de implementação ou desenvolvimento técnico, e sim que traga ideias de novos processos, projetos ou caminhos a serem seguidos. É uma estratégia que explora a criatividade e a coletividade, e que tem como resultado uma solução de fácil e rápido desenvolvimento. Um pitch pode ser o resultado de um Concurso de Ideias, por exemplo.

Quer um exemplo prático? Esse é um ótimo instrumento para resolução de insatisfações. Nesse exemplo, é importante que o grupo responsável pelo Concurso faça também a gestão do risco, para evitar que a iniciativa se transforme em uma caixa de reclamações.

Para desafios mais complexos, existem outras soluções de inovação, como Hackathons, por exemplo, que também está disponível como Épico aqui em nossa plataforma. Existe, ainda, a possibilidade de acionar a Diretoria de Inovação da ENAP para o desenvolvimento de um projeto de inovação específico.

Entendi, mas o que não é um Concurso de Ideias, então?


Qualquer solução complexa na sua execução ou que busca inovações disruptivas não se encaixa em um Concurso de Ideias. Esse método não deve competir com outras estratégias de inovação no serviço público que têm o intuito de desenvolvimento e implementação de projetos complexos, como a Plataforma Desafios ou o Concurso de Inovação, por exemplo.

Estudos de caso, boas práticas, monografias e qualquer proposição nova, mas
complexa na elaboração, não são aplicados aqui. O Concurso de Ideias também não deve ser utilizado como ferramenta para validar ideias preexistentes. Se já existe uma ideia na mão, essa não é a solução de inovação ideal, exatamente porque ela estimula a geração de ideias. 

 

E quais os desafios de um Concurso de Ideias?


A primeira etapa é entender os desafios que estão nos levando a produzir um Concurso de Ideias, para, depois, entender os pontos de atenção que devem ser desenvolvidos em cada etapa.

É importante dar ciência do interesse em desenvolver um Concurso de Ideias para os níveis hierárquicos da sua área, de forma a garantir que todos estejam cientes do desafio e de que todos os pontos estão sendo considerados antes de iniciar o processo.

 

Os 06 principais desafios iniciais se concentram em:

  1. Definição do Regulamento e Critérios de Avaliação: disponibilizamos modelos práticos para essa fase e, também, para ajudar na definição dos perfis que participarão do Concurso;
  2. Definição dos Problemas e Objetivos: etapa fundamental, que pode ser auxiliada por ferramentas e frameworks disponibilizados aqui mesmo na plataforma;
  3. Definição sobre a Premiação: essa decisão dependerá se o Concurso é aberto, com participação externa ou exclusivamente interno, de forma a direcionar para regulamentações específicas de cada órgão;
  4. Engajamento do Público: compreende uma etapa de desenvolvimento de um plano de comunicação, também com modelo para auxiliar na elaboração da  estratégia de divulgação;
  5. Engajamento das Lideranças: momento em que damos visibilidade e sinalizamos a importância do patrocínio da alta gestão no processo de inovação via Concurso de Ideias;
  6. Mapeamento de Riscos: etapa em que é feita a análise de todos os possíveis riscos relacionados ao Concurso de Ideias em si, como risco jurídico, de imagem, financeiro etc.

Com clareza sobre cada um desses assuntos acima, fica mais fácil garantir o sucesso do seu Concurso de Ideias. Mas vamos em frente que tem mais.

 

4 dicas para quem tem dúvidas se um Concurso de Ideias é a melhor solução para o seu problema

Não sabe ainda se essa é a ferramenta de inovação ideal para você? A resposta está aqui. Um Concurso de Ideias é um instrumento de inovação específico para equipes que:

O Concurso de Ideias é muito comum em startups, universidades, unidades de ensino e empresas inovadoras, que podem se tornar parceiros na realização de Concurso em seu órgão. Pense nisso.


Quando posso adotar um Concurso de Ideias?


Nem todo desafio é passível de ser resolvido por meio de um Concurso de Ideias, que tem objetivos próprios, como já vimos. Se ainda existe dúvida sobre adotar ou não essa ferramenta nos processos de inovação do seu órgão, é hora de sanar essas dúvidas com 10 dicas abaixo:

Quando usar

Quando não usar

Quando seu time tem capacidade e disposição para inovar, mesmo que o órgão não tenha processos regulares de inovação

Quando houver transição de Governo e/ou gestão, para evitar que o processo seja interrompido.

Quando não há cultura de inovação como um meio de estimular o desenvolvimento dessa cultura internamente

Quando não há interesse da gestão direta, pois o Concurso exigirá recursos, tempo dedicado e doação do grupo

Quando existe interesse em envolver determinadas pessoas em assuntos específicos

Quando o Concurso tratar de problemas e soluções já conhecidas pelo órgão, sobretudo se já houver projetos dedicados aos assuntos

Quando existem problemas claros, porém simples de serem resolvidos

Quando não há recurso financeiro ou tempo disponível do grupo para a execução do Concurso

Quando há questões novas ou desconhecidas, em que caminhos tradicionais de soluções preexistentes não atendem rapidamente os novos problemas

Quando o clima organizacional estiver em desequilíbrio, pois terá impacto direto na qualidade do Concurso e das soluções propostas

 

Quero construir um Concurso de Ideias, como faço?

Vamos entender o passo a passo para você construir um Concurso de Ideias do início ao fim. Lembrando que você pode acessar outros materiais lúdicos e visuais que condensam essas informações diretamente em nossa plataforma.

Fase 01: Preparação
Nesta fase, vamos criar os fundamentos do seu Concurso de Ideias, para entender a viabilidade, objetivos, problemas e questões jurídicas relacionadas à sua iniciativa.

01a - Definir o objetivo
Dicas de objetivos possíveis:
Sensibilizar/mobilizar o time; educar o time; encontrar soluções etc.

Materiais de apoio:
Matriz RACI

01b - Definir o problema
Dicas do que fazer:
Definir o problema em uma frase ou parágrafo curto, direto e objetivo.

Materiais de apoio:
Desk Research
Definição de Problemas - Anexo 01
Definição de Problemas - Anexo 02
Mapa de Empatia
Livro GNova Inovação na Prática

01c - Desenhar o concurso
Dicas do que fazer:
Desenhar o desafio;
Desenhar cronograma, considerando prazo de recursos;
Avaliar os regulamentos internos para entender viabilidade de premiação

Materiais de apoio:
Briefing
Orientação para Cronograma


Fase 02: Lançamento

02a - Criar plano de comunicação
Dicas do que fazer: 
Desenhar o plano de comunicação, considerando público, mensagens-chave, canais, cronograma de divulgação etc.

Materiais de apoio: 
Modelo de Plano de Comunicação
Modelo de Formulário

Fase 03: Premiação

03a - Realizar a avaliação
Dicas do que fazer: 
Definir a banca avaliadora;
Submeter os projetos para avaliação;
Selecionar as propostas;
Responder aos recursos.

Materiais de apoio: 
Modelo de Despacho - Designação
Guia da Comissão Avaliadora
Modelo de Resultado Preliminar
Modelo de Parecer para Recursos

03b - Garantir o reconhecimento
Dicas do que fazer: 
Preparar a Premiação
Divulgar o Resultado Final
Realizar a Premiação

Materiais de apoio: 
Modelo de Planejamento de Evento
Briefing pra Autoridades
Modelo de Resultado Final 

 

Quer saber mais sobre o Épico Concurso de Ideias?


A inovação não para aqui.

Chegamos ao final de mais um Épico. Para saber mais, acesse nossa página principal e confira outros conteúdos sobre como fazer um concurso de ideias.

 

 

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